UEPB - Repositório Digital

Materiais didáticos no ensino de matemática: uma experiência com o jogo roleta algébrica.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Azevedo, Vilani Gomes
dc.date.accessioned 2024-11-28T12:12:13Z
dc.date.available 2024-11-28T12:12:13Z
dc.date.issued 2024-03-20
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32938
dc.description AZEVEDO, Vilani Gomes . Materiais didáticos no ensino de matemática: uma experiência com o jogo roleta algébrica. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma investigação sobre a utilização de materiais didáticos, em particular jogos matemáticos, como uma das formas de minimizar as dificuldades no processo de ensino aprendizagem no ensino da álgebra. Tem como objetivo refletir sobre a aplicação do jogo roleta das expressões algébricas e investigar como esse material pode facilitar o aprendizado do aluno e quais as limitações que possam vir a ocorrer. Considerando o objetivo central deste estudo, nossa pesquisa foi de natureza experimental e exploratória, com produção de dados coletados através da aplicação do jogo, uma vez que o experimento foi realizado na Escola Municipal “João de Fontes Rangel” na cidade de Tenório - PB. Os alunos que participaram da nossa pesquisa fazem parte das turmas do 8º e 9º ano da manhã do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, onde a atividade com o jogo foi realizada com a participação dos alunos em grupos. Como fundamentação teórica utilizamos como autor principal Lorenzato, entre outros. A partir dos resultados encontrados, destacamos a importância da utilização de novas metodologias no ensino e aprendizagem da matemática, que apontam para a necessidade de inovar no ensino dessa disciplina, buscando melhorias que possam modificar a percepção do aluno que ver a disciplina como de difícil compreensão. Por fim, concluímos que a utilização do lúdico e que a inovação nas aulas de matemática, contribui para um melhor aprendizado dos alunos, mesmo isso demandando um trabalho maior para nós professores, mas que é muito prazeroso e gratificante ver o desenvolvimento dos alunos, pois proporcionamos prazer e diversão além de muita aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes Maciel. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Materiais didáticos pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.title Materiais didáticos no ensino de matemática: uma experiência com o jogo roleta algébrica. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta