Resumo:
Os recursos lúdicos, vem sendo utilizados como importante instrumento educacional no ensino de química e outras disciplinas das variadas modalidade de ensino. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar artigos que abordasse as atividades lú- dicas no ensino de química, da Revista Química Nova na Escola, com o objetivo de sistematizar os artigos indexados sobre essa temática no período de 2012-2022, estes versaram sobre as atividades lúdicas no Ensino de Química. Os dados da análise dos 24 artigos ,foram sistematizados em tabelas e gráficos. Após a sistematização foram discutidos à luzdos referenciais que ancora a abordagem lúdica. Os gráficos foram plotados conforme as categorias e critérios de inclusão na pesquisa. Os resultados revelaram que a utilização do tema é majoritariamente utilizada na modalidade de en- sino médio regular e poucos são utilizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os conteúdos mais comuns e abordados nesses artigos foram o de química orgânica e inorgânica.
Descrição:
PEREIRA, Dayane Marinho. Utilização de recursos lúdicos no ensino de química: uma revisão bibliográfica da revista QNes entre os anos de 2012-2022. 2024. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.