Resumo:
Este trabalho tem como objetivo mapear como a adoção de práticas de
planejamento tributário agressivo afeta a reputação corporativa, com foco na
influência da tax avoidance na reputação empresarial. A metodologia utilizada foi
análise bibliométrica aplicada a uma amostra de 216 artigos na base de dados Web
of Science , publicados entre os anos de 2014 e 2024. Os resultados revelam que
medidas de agressividade fiscal podem impactar a reputação corporativa da
entidade bem como, o aumento de publicações acerca do tema na última década
ressalta sua relevância e atenção por parte dos stakeholders em todo mundo. O
presente estudo contribui para o entendimento da relação entre a agressividade
tributária e a reputação corporativa.
Descrição:
GOMES, Paulo Sergio Costa. Quem não planeja perde a vez: agressividade do planejamento tributário na reputação corporativa, uma revisão Bibliométrica. 2024. 22f. Trabalho de conclusão de curso(Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2024.