UEPB - Repositório Digital

Geometria analítica via Desmos: uma proposta didática mediada por tecnologias digitais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pequeno, Vitoria Danielle Candido
dc.date.accessioned 2024-11-29T13:51:46Z
dc.date.available 2024-11-29T13:51:46Z
dc.date.issued 2023-11-30
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33006
dc.description PEQUENO, Vitoria Danielle Candido. Geometria analítica via Desmos: uma proposta didática mediada por tecnologias digitais. 2024. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa busca propor uma atividade mediada pela Desmos como sendo uma plataforma digital educativa para o estudo da Geometria Analítica, investigando quais implicações terão ao usar suas ferramentas para o ensino da Matemática e, mais precisamente, para o ensino da Geometria Analítica. Tem como objetivo explorar como as ferramentas da Plataforma Desmos podem contribuir para o ensino e aprendizagem da Geometria Analítica. Visamos o desenvolvimento de uma proposta didática mediada por Tecnologias Digitais, via Plataforma Desmos, para a 3ª série do Ensino Médio. Discutimos as potencialidades das Tecnologias Digitais no ensino da Matemática, como mais um importante recurso didático digital aliado a sala de aula, mediante um planejamento pedagógico cuidadoso. A escolha da Desmos seu deu por ela ser uma plataforma gratuita e de fácil acesso, disponível para todos aqueles que querem aprender Matemática de um jeito divertido e dinâmico. Foi realizado um estudo introdutório sobre os conceitos da Geometria Analítica que foram utilizados dentro atividade construída, abordando ainda seus destaques históricos. O trabalho teve como metodologia a pesquisa qualitativa, descritiva, por meio de uma pesquisa propositiva bibliográfica, na qual estuda as possibilidades educacionais sem a necessidade de ser aplicada, como foi o caso deste, na qual poderá ser dada continuidade através da elaboração de um Produto Educacional, em uma futura pesquisa de Mestrado. Por fim, permite que o aluno desenvolva habilidades além do pensamento matemático, como melhorar a interpretação e a visualização de textos e gráficos, além de os tornarem participantes ativos no processo de construção da aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jair Dias de Abreu. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Calculadora gráfica Desmos pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Álgebra pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.title Geometria analítica via Desmos: uma proposta didática mediada por tecnologias digitais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta