dc.contributor.author |
Pequeno, Vitoria Danielle Candido |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-29T13:51:46Z |
|
dc.date.available |
2024-11-29T13:51:46Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33006 |
|
dc.description |
PEQUENO, Vitoria Danielle Candido. Geometria analítica via Desmos: uma proposta didática mediada por tecnologias digitais. 2024. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa busca propor uma atividade mediada pela Desmos como sendo uma
plataforma digital educativa para o estudo da Geometria Analítica, investigando
quais implicações terão ao usar suas ferramentas para o ensino da Matemática
e, mais precisamente, para o ensino da Geometria Analítica. Tem como objetivo
explorar como as ferramentas da Plataforma Desmos podem contribuir para o
ensino e aprendizagem da Geometria Analítica. Visamos o desenvolvimento de
uma proposta didática mediada por Tecnologias Digitais, via Plataforma
Desmos, para a 3ª série do Ensino Médio. Discutimos as potencialidades das
Tecnologias Digitais no ensino da Matemática, como mais um importante recurso
didático digital aliado a sala de aula, mediante um planejamento pedagógico
cuidadoso. A escolha da Desmos seu deu por ela ser uma plataforma gratuita e
de fácil acesso, disponível para todos aqueles que querem aprender Matemática
de um jeito divertido e dinâmico. Foi realizado um estudo introdutório sobre os
conceitos da Geometria Analítica que foram utilizados dentro atividade
construída, abordando ainda seus destaques históricos. O trabalho teve como
metodologia a pesquisa qualitativa, descritiva, por meio de uma pesquisa
propositiva bibliográfica, na qual estuda as possibilidades educacionais sem a
necessidade de ser aplicada, como foi o caso deste, na qual poderá ser dada
continuidade através da elaboração de um Produto Educacional, em uma futura
pesquisa de Mestrado. Por fim, permite que o aluno desenvolva habilidades além
do pensamento matemático, como melhorar a interpretação e a visualização de
textos e gráficos, além de os tornarem participantes ativos no processo de
construção da aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Jair Dias de Abreu. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Calculadora gráfica Desmos |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Álgebra |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.title |
Geometria analítica via Desmos: uma proposta didática mediada por tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |