Resumo:
Como uma das principais ferramentas de disseminação de informações, a internet mudou a sociedade e cresceu exponencialmente em temos de interação social, as redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia de pessoas, comportamento e atitudes que nos influenciam na comunicação e interação com outras pessoas, têm um impacto direto em nosso processo de decisão de compra. Este artigo propõe analisar se o nível de conteúdo das mídias sociais influencia os hábitos financeiros dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba. Para alcançar esse objetivo, foi utilizado o método quantitativo, por meio de questionários estruturados elaborados no Google Forms constituídos por 24 questões, separado por 4 seções: 1) Perfil geral; 2) Análise de uso das redes sociais; 3) Perfil Consumidor; 4) Perfil do Investidor. O questionário foi disponibilizado através de e-mail e respondido por 52 estudantes. A partir da coleta de dados foi possível identificar se a pessoa utiliza as mídias sociais como forma de alfabetização financeira, além de fazer um paralelo entre os assuntos de interesse, o tempo que passa navegando e seu perfil de investimento. Os resultados mostram que os estudantes utilizam do conteúdo das mídias sociais e influenciadores digitais para adquirir conhecimentos a respeito de finanças.
Descrição:
VILAR, Arthur Gabriel Fernandes. Influência das mídias sociais na gestão de finanças dos estudantes de Ciências Contábeis. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.