Resumo:
A interação envolvendo consumidor x empresa tem se tornado imprescindível para uma boa atuação no mercado, sendo uma prerrogativa que se estende aos mais variados tipos de públicos, incluindo a comunidade surda. Logo, o estudo objetivou descrever como os dois maiores centros comerciais varejistas da cidade de Campina Grande-PB atuam para atender a comunidade surda. Para tanto, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com uma coleta de dados por meio da observação participante nos dois maiores centros comerciais da cidade de Campina Grande - PB. O método para análise de resultados foi o descritivo, utilizando como base as categorias: as práticas de marketing observadas; ações varejistas; interações com a comunidade surda. Os resultados obtidos demonstram que as empresas estudadas utilizam estratégias similares nas três perspectivas abordadas neste estudo. No entanto, verificou-se que, no tocante à comunicação com a pessoa surda, ainda se encontram lacunas a serem preenchidas para um melhor atendimento, o que deve ser levado fortemente em consideração, tendo em vista o significativo contingente de pessoas surdas na população de Campina Grande – PB, resultando em um grande mercado consumidor.
Descrição:
COSTA, Mirelle de França. Não ouço, mas sou ouvido? uma análise da atuação dos centros comerciais varejistas da cidade de Campina Grande - PB, junto ao público da comunidade surda. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.