Resumo:
Em meio às pesquisas realizadas, esta pesquisa apresenta um olhar direcionado à área da Educação Especial, dentro da perspectiva da inclusiva, uma vez que reflete sobre a relação que se estabelece entre as políticas educacionais e a inclusão de alunos com TEA. Assim, seu objetivo principal é investigar as políticas educacionais direcionadas à inclusão escolar de alunos com TEA no contexto da modalidade regular de educação. Por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, foram coletados dados acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva a partir de uma entrevista realizada com um diretor escolar da rede pública do município paraibano de Boa Vista, cujas respostas foram correlacionadas com políticas educacionais. Para embasar as considerações tecidas, foram utilizados como aporte os teóricos como Cruvinel, Heredero, Libâneo e Oliveira. Diante das reflexões realizadas, os resultados obtidos apontaram para uma busca em curso para o alcance dos mecanismos de inclusão do aluno com TEA na rede regular pública de educação.
Descrição:
SOUSA, M. J. C. Desenhando a inclusão de alunos com TEA: diretrizes da educação especial na perspectiva inclusiva em uma escola pública no município de Boa Vista-PB. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.