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A pandemia da Covid-19 modificou totalmente todo o planeta, desde as relações sociais de trabalho, até a educação passaram por mudanças e adaptações ao novo cenário na época, gerando mudanças no processo de ensino e aprendizagem e, com isto, surgiram novas formas de ensinar e aprender de acordo a necessidade dos alunos e as limitações pandêmicas, fazendo com que o ensino remoto se tornasse, às vezes, a principal forma de mediação da aprendizagem escolar. Este estudo tem por objetivo refletir sobre as questões pedagógicas e os desafios que professor e alunos enfrentaram durante a pandemia da Covid-19, na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do que diz os sujeitos pesquisados, da Escola Municipal Presidente Jesse Freire Filho, localizada, no bairro Alto do Juazeiro, no município de Equador-RN. A pesquisa foi realizada através de uma metodologia qualitativa, com a aplicação de um questionário enquanto instrumento da coleta de dados, junto a uma professora e 4 alunos escolhido aleatoriamente da turma da EJA. Através da análise dos dados chegamos a seguinte conclusão, em relação aos desafios e perspectivas dadas pelos sujeitos pesquisados: Para o aluno da EJA pesquisado não foi usado nenhuma ferramenta para aulas online durante a pandemia pois, o aluno não tinha nem celular; a principal dificuldade foi a falta de encontrar os colegas e a professora, porque ficou mais difícil fazer as atividades sozinho. Assim, diz o aluno: “Não usamos essas coisas, mas a aula boa é na escola mesmo”. Na opinião da professora da EJA pesquisada foram vários os desafios durantea pandemia. Porém o mais difícil era eu chegar à casa de cada um deles para receber oudar devolutiva das atividades; os alunos infelizmente, não faziam uso das fermentas tecnológicas; os recursos tecnológicos ajudam e ajudarão ao ensino- aprendizagem. Mas, se faz necessário uma preparação maior e formação para todos que deles usam. |
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