UEPB - Repositório Digital

O atendimento educacioanl realizado com uma criança com Síndrome de Down na APAE de Campina Grande-PB: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Paula, Camila Velez de
dc.date.accessioned 2024-12-05T15:16:28Z
dc.date.available 2024-12-05T15:16:28Z
dc.date.issued 2024-11-18
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33181
dc.description PAULA, C. V. O atendimento educacional realizado com uma criança com Síndrome de Down na APAE de Campina Grande-PB: um estudo de caso. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo principal do presente trabalho foi discutir a mediação da literatura no processo de letramento de uma criança com Síndrome de Down, matriculada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina Grande, Paraíba. Assim, para o desenvolvimento da aprendizagem existem diversos fatores para o desenvolvimento da aprendizagem da pessoa com deficiência, sendo, sua família, a escola e a sociedade, sendo primordial destacar o seu convívio social. Ademais, neste trabalho foi apresentado que a criança com Síndrome de Down apresenta um déficit intelectual, portanto, o aluno com Síndrome de Down apresenta uma necessidade para um Atendimento Educacional Especializado, como auxílio para desenvolver determinadas aprendizagens. A partir disso, os educadores irão desenvolver metodologias que possam corresponder às suas necessidades educacionais específicas para esses alunos. Nesta pesquisa, utilizamos como instrumento metodológico a observação participante, sendo de cunho qualitativo. Realizamos seis encontros, divididos em duas vezes por semana, nos meses de setembro e outubro de 2024. No atendimento trabalhamos o poema de forma cantada Borboletas, cujo autor é Vinicius de Moraes, foram utilizados o alfabeto móvel, análise das cores e interpretação. Durante a intervenção, percebemos que a aluna demonstrou progresso na aprendizagem do alfabeto, que diante de suas limitações, teve um êxito na sua aprendizagem. Concluímos, portanto, que os procedimentos pedagógicos como estes que realizamos são satisfatórios, e contribuem para o desenvolvimento cognitivo da aluna com Síndrome de Down. Constatou-se também que é necessário que o professor esteja preparado para realizar ações pedagógicas alinhadas com as especificidades da aluna. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Deficiência intelectual pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Síndrome de Down pt_BR
dc.title O atendimento educacioanl realizado com uma criança com Síndrome de Down na APAE de Campina Grande-PB: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta