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O objetivo principal do presente trabalho foi discutir a mediação da literatura no
processo de letramento de uma criança com Síndrome de Down, matriculada na
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina Grande, Paraíba.
Assim, para o desenvolvimento da aprendizagem existem diversos fatores para o
desenvolvimento da aprendizagem da pessoa com deficiência, sendo, sua família, a
escola e a sociedade, sendo primordial destacar o seu convívio social. Ademais, neste
trabalho foi apresentado que a criança com Síndrome de Down apresenta um déficit
intelectual, portanto, o aluno com Síndrome de Down apresenta uma necessidade
para um Atendimento Educacional Especializado, como auxílio para desenvolver
determinadas aprendizagens. A partir disso, os educadores irão desenvolver
metodologias que possam corresponder às suas necessidades educacionais
específicas para esses alunos. Nesta pesquisa, utilizamos como instrumento
metodológico a observação participante, sendo de cunho qualitativo. Realizamos seis
encontros, divididos em duas vezes por semana, nos meses de setembro e outubro
de 2024. No atendimento trabalhamos o poema de forma cantada Borboletas, cujo
autor é Vinicius de Moraes, foram utilizados o alfabeto móvel, análise das cores e
interpretação. Durante a intervenção, percebemos que a aluna demonstrou progresso
na aprendizagem do alfabeto, que diante de suas limitações, teve um êxito na sua
aprendizagem. Concluímos, portanto, que os procedimentos pedagógicos como estes
que realizamos são satisfatórios, e contribuem para o desenvolvimento cognitivo da
aluna com Síndrome de Down. Constatou-se também que é necessário que o
professor esteja preparado para realizar ações pedagógicas alinhadas com as
especificidades da aluna. |
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