dc.description.abstract |
Este presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da ludicidade para o desenvolvimento psicomotor da criança, bem como, verificar brincadeiras e atividades lúdicas que estimulam e desenvolvem as aéreas psicomotoras. Para tanto, mostraremos como o campo e as ferramentas lúdicas são importantes para o ambiente educacional e para a construção e progresso da criança na sua maturação cognitiva, na motricidade fina e global, uma vez que os instrumentos lúdicos estimulam diversas áreas do corpo, trazendo diversos benefícios como a afetividade e estímulos emocionais. Essa pesquisa tem cunho bibliográfico descritivo de caráter qualitativa. Nesse sentido, o referencial teórico foi trabalhado através de análises científicas de diversos autores, dentre eles: Botelle, Andréa (2016), Oliveira, Gisele (1997), Almeida, Geraldo (2014). Rau, Maria (2013), entre outros. Em síntese, a utilização do lúdico em sala de aula são meios de interatividade e aprendizagem muito importante, de modo que visa contribuir para o progresso dos alunos de uma maneira significativa, como também, corrobora para que as crianças tenham um processo de aquisição e aprendizado mais divertido. Dessa forma, é necessário que os educadores consigam ultrapassar a ideia de que o ensino deve ser de um mesmo modo ou utilizar recursos lúdicos só no início da escolarização, mas elaborar estratégias e métodos onde a brincadeira esteja cada vez mais inserida no espaço educativo, oportunizando um aprendizado por meio de atividades pedagogicamente lúdicas. |
pt_BR |