dc.description.abstract |
O presente trabalho de conclusão de licenciatura em pedagogia, na UEPB, possui
como campo de pesquisa o desenvolvimento infantil através da história, tendo como
base as obras de Ariés (1986), Castro (2015), Kishimoto (2010) e Vygotsky (1984).
Este artigo busca, através da revisão bibliográfica, analisar o surgimento do
sentimento de infância e os aspectos que o influenciaram, e também explorar a
importância da brincadeira na formação da infância e no desenvolvimento infantil.
Através deste estudo, foi possível compreender que a construção do sentimento de
infância ocorreu através dos séculos, de acordo com as mudanças sociais e
demográficas ocorridas. A partir do desenvolvimento da nova concepção de infância,
a brincadeira passou a ter um espaço mais significativo na vida da criança, sendo
compreendida por diversos estudiosos e também pela legislação brasileira como
ferramenta fundamental para o desenvolvimento infantil. Dessa forma, esse trabalho
nos leva a uma reflexão sobre como a forma a qual enxergamos a criança e sua
singularidade refletem na construção da infância e em como esta influencia a maneira
que a criança se desenvolve. Uma vez que, é a partir da forma como vemos a criança
e do valor que atribuímos à infância que selecionamos as metodologias de ensino
adequadas para seu aprendizado. |
pt_BR |