Resumo:
O presente trabalho se trata de uma investigação documental acerca de como a competência linguística speaking é ensinada em um livro didático de inglês. O objetivo geral desta pesquisa é investigar de que forma o speaking é/pode ser ensinado nas aulas de Língua Inglesa, tendo como base propostas de atividades do livro didático Take Action para o ensino médio. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e como procedimento foi adotado a análise documental de livros didáticos. Este trabalho é baseado nas reflexões de Bygate (1987) que fala sobre o medo dos alunos usarem competências orais em sala de aula, Celce-Murcia (2001) que traz ideias de como desenvolver a prática de speaking nos alunos, Perin (2005) que fala sobre o foco nos tópicos gramaticais, Harmer (2007) que aborda metodologias de ensino, Faraco (2017) que enfatiza o uso exagerado de gramática e a acomodação do professor, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC — 2017) sendo o documento que rege a educação básica brasileira e traz os conteúdos que cada série precisa cumprir. Ademais, as reflexões acerca de Materiais e Livros Didáticos estão baseados nos estudos de Grant (1987), Kramsh (1988) e Johns (1997); Orientações Gerais Para o Ensino Médio (OCEM — 1998), Bandeira (2009), Tomlinson (2012), Schram; Carvalho (2015) e por fim Silva e Souza (2024). A pesquisa mostra os desafios que professores e alunos encontram ao desenvolver essa competência, como, por exemplo, a desmotivação dos alunos, a timidez, no uso da fala, etc. Além disso, mostra como o livro didático Take Action (2021) aborda o speaking e propõe atividades complementares ao livro.
Descrição:
SANTOS FILHO, J. B. Uma análise do livro didático "Take action" a partir do ensino da competência oral em inglês. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.