Resumo:
Com o crescimento das redes sociais, especialmente o Instagram, o comportamento de
consumo no setor gastronômico passou a incluir a busca por experiências estéticas e
compartilháveis, conhecidas como instagramabilidade. Este trabalho tem por objetivo
identificar como a instagramabilidade compete com fatores tradicionais de influência na
escolha de restaurantes pelos consumidores. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa e
utiliza estatística descritiva e técnica de comparação pareada para análise dos dados, incluindo
cálculos de médias, medianas, desvios-padrão e rankings para hierarquização dos fatores de
decisão. Foram aplicados 225 questionários junto aos consumidores, disponibilizados online
por meio da plataforma Google Forms entre os dias 06/11/2024 e 12/11/2024, promovendo
ampla acessibilidade e participação diversificada. Os resultados mostram que, embora fatores
tradicionais mantenham maior relevância geral, a instagramabilidade se destaca entre
consumidores jovens conectados às redes sociais. Conclui-se que a integração de elementos
visuais pode beneficiar os restaurantes, desde que equilibrada com a qualidade e outros
critérios tradicionais. Ressalta-se que o trabalho contribui para a literatura acadêmica ao
ampliar o entendimento sobre o impacto das redes sociais no comportamento de consumo e
para práticas de gestão no setor gastronômico, oferecendo insights sobre como integrar
estratégias visuais e tradicionais para atrair e fidelizar consumidores.
Descrição:
LIMA, Letícia Grangeiro de. Comida que alimenta a alma (e os stories): instagramabilidade como novo tempero na escolha de restaurantes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.