UEPB - Repositório Digital

A implementação da investigação matemática como estratégia pedagógica: uma abordagem prática com alunos do 8º ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Luana Maria da
dc.date.accessioned 2024-12-16T12:45:47Z
dc.date.available 2024-12-16T12:45:47Z
dc.date.issued 2024-11-06
dc.identifier.other CDD 510.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33354
dc.description SILVA, Luana Maria da. A implementação da investigação matemática como estratégia pedagógica: uma abordagem prática com alunos do 8º ano. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda como a investigação Matemática pode se constituir em uma estratégia pedagógica eficaz para desmistificar o preconceito associado ao aprendizado dos conteúdos de Matemática, frequentemente vinculado ao uso de metodologias tradicionais centradas na memorização mecânica de regras, dificultando o engajamento dos estudantes com a disciplina. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo principal verificar de que forma a investigação Matemática pode favorecer o aprimoramento de competências essenciais, como o raciocínio, a representação, a comunicação e a argumentação Matemática, nos alunos do 8º ano. Com abordagem qualitativa e fundamentada na revisão da literatura sobre investigação Matemática na sala de aula, a pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando uma atividade investigativa baseada nas estratégias propostas por Ponte, Brocardo e Oliveira (2003) em uma Escola Pública Estadual. Após a análise dos resultados observou-se que a investigação Matemática possui um grande potencial para promover uma aprendizagem significativa, contribuindo para o desenvolvimento das competências Matemáticas dos alunos e colocando-os no centro do processo de aprendizagem. Embora a turma não estivesse habituada a esse tipo de abordagem, a atividade permitiu que os alunos explorassem, discutissem e construíssem conhecimento de maneira ativa, fomentando a comunicação, o trabalho em equipe e a argumentação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Josevandro Barros Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject educação matemática pt_BR
dc.subject método prático pt_BR
dc.subject aprendizagem significativa pt_BR
dc.title A implementação da investigação matemática como estratégia pedagógica: uma abordagem prática com alunos do 8º ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta