Resumo:
A presente pesquisa consiste em um estudo de caso, descritivo e qualitativo a qual
objetivou-se analisar os relatos e percepções de dez professores da Escola Cidadã
Integral Técnica Jornalista José Leal Ramos da cidade de São João do Cariri (PB),
com relação às mudanças provocadas com a implementação do Novo Ensino Médio.
Os dados foram coletados através da plataforma Google Forms, onde os
professores tiveram oportunidade de relatar as suas percepções sobre as recentes
mudanças implementadas pela Lei n° 13.415/17, a qual é responsável pela
promulgação da Reforma do Novo Ensino Médio. Os resultados obtidos, mostram
que essa reforma, além de não ter possibilitado a participação efetiva dos docentes
em sua construção, os professores não tiveram a devida capacitação para lidar com
a nova estruturação do Ensino Médio. Ainda muitos professores mostraram-se
insatisfeitos e consequentemente o corpo discente diante do modelo atual,
mencionando as dificuldades em adaptar-se às novas demandas sem um suporte
adequado. Portanto, conclui-se que é fundamental a participação não apenas do
professor, mas de toda comunidade acadêmica nas futuras reestruturações do
ensino, a fim de proporcionar mais segurança na excursão, aprimoramento do
ensino-aprendizagem e satisfação para alunos e professores e uma educação de
qualidade.
Descrição:
RIBEIRO, Rômulo Pereira. O Novo Ensino Médio: refletindo a percepção de professores de uma escola cidadã integral da Paraíba. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.