UEPB - Repositório Digital

O novo ensino médio: refletindo as percepções de professores de uma escola cidadã integral paraibana

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Rômulo Pereira
dc.date.accessioned 2024-12-16T12:55:12Z
dc.date.available 2024-12-16T12:55:12Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD 373.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33358
dc.description RIBEIRO, Rômulo Pereira. O Novo Ensino Médio: refletindo a percepção de professores de uma escola cidadã integral da Paraíba. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa consiste em um estudo de caso, descritivo e qualitativo a qual objetivou-se analisar os relatos e percepções de dez professores da Escola Cidadã Integral Técnica Jornalista José Leal Ramos da cidade de São João do Cariri (PB), com relação às mudanças provocadas com a implementação do Novo Ensino Médio. Os dados foram coletados através da plataforma Google Forms, onde os professores tiveram oportunidade de relatar as suas percepções sobre as recentes mudanças implementadas pela Lei n° 13.415/17, a qual é responsável pela promulgação da Reforma do Novo Ensino Médio. Os resultados obtidos, mostram que essa reforma, além de não ter possibilitado a participação efetiva dos docentes em sua construção, os professores não tiveram a devida capacitação para lidar com a nova estruturação do Ensino Médio. Ainda muitos professores mostraram-se insatisfeitos e consequentemente o corpo discente diante do modelo atual, mencionando as dificuldades em adaptar-se às novas demandas sem um suporte adequado. Portanto, conclui-se que é fundamental a participação não apenas do professor, mas de toda comunidade acadêmica nas futuras reestruturações do ensino, a fim de proporcionar mais segurança na excursão, aprimoramento do ensino-aprendizagem e satisfação para alunos e professores e uma educação de qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Nataline Cândido da Silva Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio - estudo de caso pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio - reflexões pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio - percepções docentes pt_BR
dc.title O novo ensino médio: refletindo as percepções de professores de uma escola cidadã integral paraibana pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta