UEPB - Repositório Digital

Simpsonizados: um estudo sobre o poder dos fãs no universo da franquia The Simpsons

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Caroline Silva de
dc.date.accessioned 2024-12-16T13:53:05Z
dc.date.available 2024-12-16T13:53:05Z
dc.date.issued 2024-11-18
dc.identifier.other CDD 658.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33372
dc.description SOUZA, Caroline Silva de. Simpsonizados: um estudo sobre o poder dos fãs no universo da franquia The Simpsons. 2024. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A Cultura de Fãs tem se consolidado como um fenômeno central na era digital, remodelando as formas de consumo e interação entre público e franquias de entretenimento, particularmente em animações icônicas como The Simpsons. Este estudo pretende analisar, sob uma abordagem qualitativa, a influência da Cultura de fãs nas narrativas e estratégias de marketing e no desenvolvimento da série The Simpsons. Para isso, a metodologia aplicada integra a Análise de Discurso e a Netnografia, explorando a interação entre fãs e a série em fóruns online, redes sociais e plataformas de streaming. A coleta de dados inclui episódios de The Simpsons considerados relevantes por refletirem temas culturais e sociais, discussões em podcasts como “Eu Te Amo, Dr. Zaius”, entrevistas e reportagens sobre personagens emblemáticos e controversos, como Apu, além de materiais que exploram o fenômeno da Duff Beer. Essa combinação metodológica permitiu analisar a influência cultura de fãs nas narrativas e estratégias de marketing e no desenvolvimento da série The Simpsons, observando como os fãs reinterpretam, expandem e ressignificam aspectos da série, enquanto discutem em espaços digitais a cada episódio, personagem e tema. Os principais resultados indicam que a Cultura de Fãs não apenas amplia o vínculo afetivo e a fidelidade do público, mas também desafia os limites de controle narrativo da marca, evidenciando a necessidade de uma gestão equilibrada entre o engajamento dos fãs e a identidade da série. Embora essa participação ativa reforce o valor cultural de The Simpsons e promova sua difusão, também cria dilemas para a produção e manutenção da autenticidade, especialmente frente ao uso de estereótipos e à diversidade de interpretações que a série suscita. Conclui-se que o papel dos fãs como cocriadores oferece oportunidades valiosas para a franquia, mas exige cuidados estratégicos para sustentar uma relação produtiva e alinhada aos valores e à longevidade da marca. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Ohana Trajano Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Cultura de fãs pt_BR
dc.subject The Simpsons pt_BR
dc.subject Convergência midiática pt_BR
dc.title Simpsonizados: um estudo sobre o poder dos fãs no universo da franquia The Simpsons pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta