Resumo:
A experiência de consumo pode variar para cada consumidor, fazendo com que cada consumidor tenha uma percepção distinta. O presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência de consumo das pessoas com deficiência nos supermercados de Esperança-PB. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando assim de entrevistas realizadas com seis pessoas que são atendidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da cidade de Esperança, que possuem deficiência auditiva ou física. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a técnica da análise descritiva de Bardin, seguindo a sequência de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Os principais resultados obtidos mostram que boa parte das pessoas com deficiência não consideram sua experiência nos supermercados positiva, devido ao preconceito das demais pessoas, e aos problemas de comunicação que ocorrem entre as PcDs e os funcionários. Diante disto, é proposto a integração de intérpretes de LIBRAS no ambiente dos supermercados para auxiliar as pessoas com deficiência auditiva; funcionários para auxiliar as pessoas com deficiência física; e desenvolver técnicas de atendimento humanizado para com as PcDs, por meio de treinamentos para auxiliar quando estas necessitarem de ajuda, de forma a proporcionar um ambiente de varejo inclusivo.
Descrição:
SILVA, Esley dos Santos. Desafios invisíveis: um estudo sobre a experiência de consumo das pessoas com deficiência. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.