Resumo:
O racismo, historicamente ligado ao período colonial e à escravidão, ainda é uma realidade
bastante enraizada nas relações sociais e educacionais no Brasil. No entanto, é necessário
que esse cenário seja mudado. Diante desse contexto, entende-se que a sala de aula tem um
papel crucial na formação de cidadãos críticos e conscientes. Considerando que ainda existe
uma lacuna significativa no que diz respeito a materiais didáticos que incorporem essa
temática no ensino de inglês e no mundo contemporâneo, a utilização de plataformas digitais
surge como uma possibilidade de ser um espaço para discussões e conscientização sobre o
tema. Partindo dessa ideia, esta pesquisa tem como objetivo central investigar como as
postagens do Instagram sobre racialidade podem servir como ferramenta para o trabalho
docente no viés da educação antirracista, tendo como foco alunos do ensino médio através de
uma proposição de Sequência Didática. Para alcançar esse objetivo, será analisado se uma
proposta de Sequência Didática focada no Letramento Racial Crítico e Letramento Digital
pode servir como um ponto de partida para reflexões e práticas pedagógicas antirracistas,
promovendo não apenas o aprendizado do inglês, mas também de uma educação mais
equitativa e consciente. No que se refere a abordagem deste estudo, tem cunho qualitativa
(Creswell, 2016), inserida no paradigma interpretativista (Denzin e Lincoln, 2011), a natureza
é aplicada (Gil, 2002), com objetivos de caráter descritivo e exploratório (Gil, 2002) e tem
procedimentos fundamentados em pesquisa bibliográfica (Gil, 2002). Como embasamento
teórico, foi discorrido sobre: (i) a Educação do Negro no Brasil (Almeida e Sanchez, 2016;
Cavalleiro, 2001; Garcia, 2007); (ii) Letramento Racial Crítico (Ferreira, 2007, 2014; Ladson
Billings, 1998; Souza Neto, 2021); (iii) Letramento Digital (Buzato, 2006; Cope, et al. 2020;
Schons e Valentini, 2012); e, por fim, (iv) Sequência Didática (Cristovão, 2009; Dolz, et al.,
2004; Strukosk, et al., 2017). O corpus da pesquisa consiste em atividades sugeridas para o
uso do Instagram, com temas como racismo no ambiente escolar, racismo no esporte e
opiniões sobre racismo, e o Gênero Textual central são postagens no Instagram. Os
resultados sugerem que essa abordagem pode conscientizar os alunos e promover a
participação ativa, combinando o aprendizado de inglês com o desenvolvimento de uma
consciência crítica sobre questões raciais.
Descrição:
MELO, R. S. Posts antirracistas no instagram: o letramento racial crítico no contexto de ensino de língua inglesa na formação docente inicial. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras
Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.