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Reflexões didático-pedagógicas no planejamento de ensino de inglês em um estágio supervisionado

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dc.contributor.author SIlva, Nivia Felipe da
dc.date.accessioned 2024-12-16T15:18:25Z
dc.date.available 2024-12-16T15:18:25Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33381
dc.description SILVA, N. F. Reflexões didático-pedagógicas no planejamento de ensino de inglês em um estágio supervisionado. 2024. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A experiência proveniente de um Estágio Supervisionado no curso de Letras Inglês, originou o interesse por refletir sobre essa vivência e quais contribuições ele proporcionou para formação das estagiárias envolvidas. Assim, como objetivo geral decidimos investigar as implicações de reflexões didático-pedagógicas a partir do planejamento de ensino no Estágio Supervisionado II. Para atender esse objetivo, definimos como objetivos específicos: a) Descrever as etapas do planejamento realizado no componente curricular de Estágio Supervisionado II; b) Identificar, nas etapas do planejamento, os aspectos didático-pedagógicos mais recorrentes na experiência de quatro estagiárias; c) Discutir as possíveis implicações que os aspectos didático-pedagógicos presentes nas práticas das estagiárias podem ter na formação de professores de línguas. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa (Moreira; Caleffe, 2006), a tipologia se classifica como documental (Moreira; Caleffe, 2006) e estudo de caso (André,1995). Os dados gerados e utilizados neste trabalho advieram do planejamento elaborado para o Estágio Supervisionado II, ofertado pela UEPB, e também de uma sessão de grupo reflexivo (Dellarossa, 1979). Como fundamentação teórica discorremos inicialmente sobre a prática educativa (Libâneo, 2009; Zabala, 1998); para discutir planejamento de ensino e seus desdobramentos (Libâneo, 2006; Oliveira, 2015; Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004; Araújo, 2013); e sobre prática reflexiva (Pimenta, 2012; Libâneo 2012; Ghedin, 2012). As reflexões didático-pedagógicas foram organizadas em duas categorias de análise. Na primeira, analisamos as condições externas advindas da disciplina de Estágio Supervisionado e da escola na qual o estágio ocorreu, visto que, por um lado existiam requisitos prescritos, mas, por outro, provocaram a autonomia docente. Na segunda categoria, analisamos os obstáculos presentes na prática educativa do contexto do Estágio Supervisionado, e como a prática reflexiva contribuiu para a formação docente das estagiárias. Por fim, percebemos que apesar de algumas condições impostas para execução do planejamento do estágio não terem sido cumpridas, isso não comprometeu o planejamento e aprendizagem dos alunos, bem como a relevância de refletir sobre o próprio trabalho, para que assim o professor desenvolva e melhore a maneira como ensina. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Ana Beatriz Miranda Jorge pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Planejamento de ensino pt_BR
dc.title Reflexões didático-pedagógicas no planejamento de ensino de inglês em um estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


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