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A experiência proveniente de um Estágio Supervisionado no curso de Letras
Inglês, originou o interesse por refletir sobre essa vivência e quais contribuições ele
proporcionou para formação das estagiárias envolvidas. Assim, como objetivo geral
decidimos investigar as implicações de reflexões didático-pedagógicas a partir do
planejamento de ensino no Estágio Supervisionado II. Para atender esse objetivo,
definimos como objetivos específicos: a) Descrever as etapas do planejamento
realizado no componente curricular de Estágio Supervisionado II; b) Identificar, nas
etapas do planejamento, os aspectos didático-pedagógicos mais recorrentes na
experiência de quatro estagiárias; c) Discutir as possíveis implicações que os
aspectos didático-pedagógicos presentes nas práticas das estagiárias podem ter na
formação de professores de línguas. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa
(Moreira; Caleffe, 2006), a tipologia se classifica como documental (Moreira; Caleffe,
2006) e estudo de caso (André,1995). Os dados gerados e utilizados neste trabalho
advieram do planejamento elaborado para o Estágio Supervisionado II, ofertado pela
UEPB, e também de uma sessão de grupo reflexivo (Dellarossa, 1979). Como
fundamentação teórica discorremos inicialmente sobre a prática educativa (Libâneo,
2009; Zabala, 1998); para discutir planejamento de ensino e seus desdobramentos
(Libâneo, 2006; Oliveira, 2015; Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004; Araújo, 2013); e
sobre prática reflexiva (Pimenta, 2012; Libâneo 2012; Ghedin, 2012). As reflexões
didático-pedagógicas foram organizadas em duas categorias de análise. Na
primeira, analisamos as condições externas advindas da disciplina de Estágio
Supervisionado e da escola na qual o estágio ocorreu, visto que, por um lado
existiam requisitos prescritos, mas, por outro, provocaram a autonomia docente. Na
segunda categoria, analisamos os obstáculos presentes na prática educativa do
contexto do Estágio Supervisionado, e como a prática reflexiva contribuiu para a
formação docente das estagiárias. Por fim, percebemos que apesar de algumas
condições impostas para execução do planejamento do estágio não terem sido
cumpridas, isso não comprometeu o planejamento e aprendizagem dos alunos, bem
como a relevância de refletir sobre o próprio trabalho, para que assim o professor
desenvolva e melhore a maneira como ensina. |
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