UEPB - Repositório Digital

Do planejamento à execução: a experiência de uma professora em formação em letras inglês no estágio supervisionado III

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lemos, Leticia Tavares
dc.date.accessioned 2024-12-16T15:29:12Z
dc.date.available 2024-12-16T15:29:12Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33385
dc.description LEMOS, L. T. Do planejamento à execução: a experiência de uma professora em formação em letras inglês no estágio supervisionado III. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo destaca a importância do Estágio Supervisionado na formação inicial dos professores de Letras Inglês, com foco no Estágio Supervisionado III do curso de Letras Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O estágio proporciona ao aluno um ambiente prático para aplicar conhecimentos adquiridos, envolvendo observação e regência em sala de aula e estimulando a reflexão sobre o planejamento pedagógico e a prática docente. Ao longo de uma formação acadêmica, o aluno desenvolve sua identidade profissional, avaliando as próprias ações e escolhas em sala de aula. Dessa forma, como objetivo geral, este estudo pretende examinar a aplicabilidade do planejamento dos planos de aula de uma professora em formação em Letras Inglês, com foco em sua reflexão, autoavaliação e construção da sua identidade profissional. Nesse sentido, para alcançar o objetivo geral, pretende-se: I) Descrever as experiências e a reflexão que fundamentam as escolhas dos segmentos nos planos de aula; II) Avaliar a execução e o retorno dos alunos em relação às atividades propostas; e III) Correlacionar as práticas com a construção de identidade profissional e autoavaliação da professora em formação inicial. Assim, para discutir práticas reflexivas, planejamento e a construção da identidade no contexto escolar, serão utilizadas principalmente as teorias de Kahveci (2021), Perrenoud (2002), Piletti (2004), Oliveira (2015) e Alvarez e Mazza (2011). Este trabalho utiliza uma metodologia de caráter qualitativo e descritivo, focada na busca por melhorias. Os resultados indicam que a reflexão e a avaliação na prática docente são fundamentais para o desenvolvimento pessoal de professores formados e em formação, promovendo tanto a percepção das tarefas quanto a construção da identidade docente. Além disso, o uso de temas do cotidiano favorece o engajamento dos alunos, enquanto a autoavaliação, a reflexão e a adaptação durante as aulas contribuem para um processo contínuo de aprimoramento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Jéssica Thaiany Silva Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Plano de aula pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.title Do planejamento à execução: a experiência de uma professora em formação em letras inglês no estágio supervisionado III pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta