Resumo:
O uso da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento de crianças é
uma estratégia que vem se expandindo consideravelmente na educação básica.
Objetiva-se com esse artigo de natureza teórica, tecer algumas considerações
acerca do modo como a literatura infantil e, mais especificamente, os contos de
fadas tradicionais, podem interferir nos processos de ensino-aprendizagem e
letramento literário de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a
realização da pesquisa, procedeu-se a um levantamento bibliográfico nas bibliotecas
virtuais e bases de dados disponíveis na internet. Foram utilizadas as plataformas de
pesquisa Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico,
tomando por base os seguintes descritores: educação infantil, literatura para
crianças, alfabetização e letramento literário. Espera-se, ao fim dessa revisão
integrada, obter um conjunto de pareceres e diagnósticos que permitam, como
primeira fase para um futuro trabalho de campo, conhecer o potencial da literatura
infantil e dos contos tradicionais como fatores influenciadores do processo de
ensino-aprendizagem da leitura e compreensão de textos nas séries iniciais do
Ensino Fundamental.
Descrição:
SILVA, M. C. G. Reflexões acerca do conto de fadas como fator de letramento para a aquisição da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.