UEPB - Repositório Digital

Reflexões acerca do conto de fadas como fator de letramento para a aquisição da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria do Carmo Gomes
dc.date.accessioned 2024-12-17T13:14:03Z
dc.date.available 2024-12-17T13:14:03Z
dc.date.issued 2023-08-29
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33394
dc.description SILVA, M. C. G. Reflexões acerca do conto de fadas como fator de letramento para a aquisição da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O uso da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento de crianças é uma estratégia que vem se expandindo consideravelmente na educação básica. Objetiva-se com esse artigo de natureza teórica, tecer algumas considerações acerca do modo como a literatura infantil e, mais especificamente, os contos de fadas tradicionais, podem interferir nos processos de ensino-aprendizagem e letramento literário de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa, procedeu-se a um levantamento bibliográfico nas bibliotecas virtuais e bases de dados disponíveis na internet. Foram utilizadas as plataformas de pesquisa Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, tomando por base os seguintes descritores: educação infantil, literatura para crianças, alfabetização e letramento literário. Espera-se, ao fim dessa revisão integrada, obter um conjunto de pareceres e diagnósticos que permitam, como primeira fase para um futuro trabalho de campo, conhecer o potencial da literatura infantil e dos contos tradicionais como fatores influenciadores do processo de ensino-aprendizagem da leitura e compreensão de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Rosângela Maria Soares de Queiroz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Conto de fadas pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Reflexões acerca do conto de fadas como fator de letramento para a aquisição da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta