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Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem de
equações do primeiro grau baseada na metodologia de Resolução de Problemas, a fim
de facilitar o processo de compreensão e internalização dos conceitos algébricos pelos
alunos do Ensino Fundamental, tornando a aprendizagem mais significativa e
melhorando a prática pedagógica dos professores. Trabalhar equações do primeiro grau
através da metodologia de Resolução de Problemas é uma das formas de amenizar as
dificuldades de compreensão, pois os alunos são capazes de mobilizar seus
conhecimentos prévios em busca de novos conhecimentos. O referencial teórico
utilizado no trabalho inclui autores como Krulik e Reys (1997), Onuchic e Allevato
(2004, 2011), Dante (2009), Onuchic (1999), entre outros, que discutem a importância
de explorar a Resolução de Problemas no ensino de Matemática e os desafios que os
alunos enfrentam ao estudar equações do primeiro grau. Também foi realizada em
revistas científicas como Zetetiké, Bolema e Boletim GEPEM, uma busca de artigos
sobre o processo de ensino e aprendizagem de equações do primeiro grau. A
metodologia adotada é de natureza bibliográfica, baseada na análise de literatura
relevante sobre Resolução de Problemas e ensino de equações. A proposta de ensino
segue os passos recomendados por Onuchic e Allevato (2011), que envolvem desde a
preparação e leitura dos problemas até a resolução em grupo, registro de resoluções do
problema e discussão coletiva para formalização dos conteúdos. A proposta é ampliada
com um décimo passo, sugerida por Allevato e Onuchic (2021), que envolve a
proposição de novos problemas, proporcionando uma prática contínua de aprendizado.
Esperamos que por meio dessa proposta, seja possível a superação de dificuldades
comuns no ensino de equações do primeiro grau e a promoção de uma aprendizagem
mais ativa e com compreensão, proporcionando aos alunos a oportunidade de se
envolverem de maneira desafiadora e reflexiva com o conteúdo, ao mesmo tempo em
que atribuem sentido prático ao conteúdo estudado. |
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