UEPB - Repositório Digital

Ensino de equações do primeiro grau através da metodologia de resolução de problemas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nogueira, Maria Clara Queiroz
dc.date.accessioned 2025-01-02T12:47:52Z
dc.date.available 2025-01-02T12:47:52Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 657.61
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33452
dc.description NOGUEIRA, Maria Clara Queiroz. Ensino de equações do primeiro grau através da metodologia de resolução de problemas. 2024. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem de equações do primeiro grau baseada na metodologia de Resolução de Problemas, a fim de facilitar o processo de compreensão e internalização dos conceitos algébricos pelos alunos do Ensino Fundamental, tornando a aprendizagem mais significativa e melhorando a prática pedagógica dos professores. Trabalhar equações do primeiro grau através da metodologia de Resolução de Problemas é uma das formas de amenizar as dificuldades de compreensão, pois os alunos são capazes de mobilizar seus conhecimentos prévios em busca de novos conhecimentos. O referencial teórico utilizado no trabalho inclui autores como Krulik e Reys (1997), Onuchic e Allevato (2004, 2011), Dante (2009), Onuchic (1999), entre outros, que discutem a importância de explorar a Resolução de Problemas no ensino de Matemática e os desafios que os alunos enfrentam ao estudar equações do primeiro grau. Também foi realizada em revistas científicas como Zetetiké, Bolema e Boletim GEPEM, uma busca de artigos sobre o processo de ensino e aprendizagem de equações do primeiro grau. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica, baseada na análise de literatura relevante sobre Resolução de Problemas e ensino de equações. A proposta de ensino segue os passos recomendados por Onuchic e Allevato (2011), que envolvem desde a preparação e leitura dos problemas até a resolução em grupo, registro de resoluções do problema e discussão coletiva para formalização dos conteúdos. A proposta é ampliada com um décimo passo, sugerida por Allevato e Onuchic (2021), que envolve a proposição de novos problemas, proporcionando uma prática contínua de aprendizado. Esperamos que por meio dessa proposta, seja possível a superação de dificuldades comuns no ensino de equações do primeiro grau e a promoção de uma aprendizagem mais ativa e com compreensão, proporcionando aos alunos a oportunidade de se envolverem de maneira desafiadora e reflexiva com o conteúdo, ao mesmo tempo em que atribuem sentido prático ao conteúdo estudado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dr. Roger Ruben Huaman Huanca pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Equações do primeiro grau pt_BR
dc.title Ensino de equações do primeiro grau através da metodologia de resolução de problemas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta