UEPB - Repositório Digital

Desenvolvimento de uma ferramenta online de modelagem 3D para fins educacionais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nunes, Jeferson Leite da Costa
dc.date.accessioned 2025-01-10T11:34:09Z
dc.date.available 2025-01-10T11:34:09Z
dc.date.issued 2024-11-25
dc.identifier.other CDD 516
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33490
dc.description NUNES, Jeferson Leite da Costa. Desenvolvimento de uma ferramenta online de modelagem 3D para fins educacionais. 2024. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta online de modelagem 3D, chamada Modela3D, voltada para o ensino de geometria espacial no contexto educacional. A plataforma, construída com tecnologias modernas como Three.js e React, permite a criação, manipulação e visualização de objetos tridimensionais interativos diretamente no navegador, por meio de comandos simples. A ferramenta oferece uma variedade de objetos predefinidos, como sólidos platônicos, esferas, cubos e cones, e ainda possibilita a importação de modelos externos, além de criar superfícies utilizando funções matemáticas. Para simplificar a construção de sólidos regulares, foram implementadas relações matemáticas que convertem o comprimento da aresta no raio da esfera circunscrita a cada sólido. Além disso, a plataforma dispõe de um blog, que objetiva promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre usuários. A eficácia e os pontos de melhoria do Modela3D foram avaliados em diferentes cenários educacionais, incluindo um minicurso sobre modelagem 3D do sistema solar e atividades em aulas de Desenho Geométrico. A análise dos resultados, baseada em questionários com escala Likert, mostrou que a ferramenta contribuiu significativamente para a compreensão de conceitos geométricos espaciais, facilitando a visualização e a manipulação de objetos 3D, além de estimular habilidades como a visualização espacial e raciocínio lógico. Este estudo conclui que a ferramenta é uma alternativa promissora aos métodos tradicionais de ensino de geometria espacial, com o potencial de fomentar alternativas para o ensino e aprendizado de geometria espacial de maneira integrada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Brauner Gonçalves Coutinho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Modelagem 3D pt_BR
dc.subject Geometria espacial pt_BR
dc.subject Ferramenta educacional pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Three.js pt_BR
dc.title Desenvolvimento de uma ferramenta online de modelagem 3D para fins educacionais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta