Resumo:
Considerando que a ciência é um processo contínuo e inacabado, que se molda com o passar do tempo, o seu ensino, por sua vez, também necessita se adaptar a essa evolução, assumindo características próprias e levando em consideração fatores sociais e culturais para alcançar êxi-to. Além disso, no processo de ensino e aprendizagem, surgem as características individuais de cada estudante, como aqueles com deficiências, que precisam de práticas pensadas e estrutu-radas para a sua realidade. Assim, este trabalho busca analisar o estado atual do ensino de físi-ca para deficientes auditivos, levando em consideração uso das diferentes possibilidades da abordagem experimental. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em uma busca de artigos selecionados através de periódicos nos portais CAPES e OASISBR voltados ao ensino de física para deficientes auditivos, com foco na abordagem experimental. Os resulta-dos contribuem para reflexões acerca de como a abordagem experimental vem sendo imple-mentada nas práticas em sala de aula para este público, visto que temos um déficit quanto a trabalhos na área, excepcionalmente quando analisamos a abordagem utilizada e o recorte temporal designado.
Descrição:
SILVA, Lindalva Izidro da. Abordagem experimental no ensino de física para deficientes auditivos: O estado da arte em alguns periódicos. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2024.