UEPB - Repositório Digital

Abordagem experimental no ensino de física para deficientes auditivos: O estado da arte em alguns periódicos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Lindalva Izidro da
dc.date.accessioned 2025-02-10T12:40:44Z
dc.date.available 2025-02-10T12:40:44Z
dc.date.issued 2024-06-07
dc.identifier.other CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33535
dc.description SILVA, Lindalva Izidro da. Abordagem experimental no ensino de física para deficientes auditivos: O estado da arte em alguns periódicos. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Considerando que a ciência é um processo contínuo e inacabado, que se molda com o passar do tempo, o seu ensino, por sua vez, também necessita se adaptar a essa evolução, assumindo características próprias e levando em consideração fatores sociais e culturais para alcançar êxi-to. Além disso, no processo de ensino e aprendizagem, surgem as características individuais de cada estudante, como aqueles com deficiências, que precisam de práticas pensadas e estrutu-radas para a sua realidade. Assim, este trabalho busca analisar o estado atual do ensino de físi-ca para deficientes auditivos, levando em consideração uso das diferentes possibilidades da abordagem experimental. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em uma busca de artigos selecionados através de periódicos nos portais CAPES e OASISBR voltados ao ensino de física para deficientes auditivos, com foco na abordagem experimental. Os resulta-dos contribuem para reflexões acerca de como a abordagem experimental vem sendo imple-mentada nas práticas em sala de aula para este público, visto que temos um déficit quanto a trabalhos na área, excepcionalmente quando analisamos a abordagem utilizada e o recorte temporal designado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Alessandro Frederico da Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Deficientes auditivos pt_BR
dc.subject Abordagem experimental pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.title Abordagem experimental no ensino de física para deficientes auditivos: O estado da arte em alguns periódicos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta