Resumo:
O acesso à internet, popularização das mídias digitais e redes sociais digitais têm aberto
espaço para que a população tenha, cada vez mais, vez e voz e externalize seus pontos de
vista a respeito do que consomem na mídia tradicional. É o que podemos chamar de uma
audiência empoderada, consciente de seu poder enquanto espectador e da sua força como
sociedade organizada. Partindo desse pressuposto, o presente artigo visa compreender os
processos de interação nas redes sociais após o fim do JPB1, telejornal do horário do meio-
dia da TV Paraíba, afiliada globo em Campina Grande, no perfil oficial da emissora no
Instagram. O estudo teve como metodologia o estudo de caso . Seu referencial teórico foi
baseado em Mesquita e Vizeu (2014), Recuero (2009), Rost (2014), Jenkins (2009) e
Lemos e Lévy (2010). A partir do estudo identificou-se uma ação clara de audiência
potente e empoderamento por meio dos telespectadores, que questionou de forma veemente
o fim do telejornal, mas sem obter sucesso ao solicitar à emissora o retorno do mesmo.
Descrição:
SILVA, M. E. de L. Audiência potente: análise dos processos de interação no instagram da TV Paraíba. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]