dc.contributor.author |
Mouzinho, Thallyta Vytórya Silva |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-10T17:34:11Z |
|
dc.date.available |
2025-02-10T17:34:11Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 797.21 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33544 |
|
dc.description |
MOUZINHO, Thallyta Vytórya Silva. Reflexões sobre o desenvolvimento motor e socioemocional dos alunos nas aulas de natação infantil na cidade de Remígio-PB. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A natação é amplamente reconhecida como um dos esportes mais completos, proporcionando uma variedade de benefícios para o desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, destaca-se como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento motor e socioemocional. O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões baseadas em um relato de experiência sobre a natação infantil, realizado em um estabelecimento na cidade de Remígio-PB, envolvendo crianças de 3 a 12 anos, no que diz a respeito do desenvolvimento motor e socioemocional. O estudo adota uma abordagem quali-quantitativa, utilizando dados descritivos para
compreender o perfil dos alunos e as experiências no decorrer da vivência. A vivência foi durante o período de janeiro e abril de 2024, sendo dedicado um período de 16 semanas para observações e intervenções. Durante as aulas, foram realizadas atividades específicas no ambiente aquático, através de metodologias lúdica, progressiva e global, que contribuíram tanto para o desenvolvimento motor quanto para o desenvolvimento socioemocional das crianças. Observou-se que, além de aprenderem a nadar, as crianças desenvolveram competências essenciais para seu crescimento. Assim, a prática da natação demonstrou ser
uma aliada eficaz na superação de medos, no enfrentamento de desafios, no aumento da autoconfiança e das interações sociais. O estudo conclui que a natação é uma ferramenta eficaz no desenvolvimento integral das crianças, promovendo não apenas habilidades físicas, mas também competências socioemocionais essenciais para sua formação. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Diego Vinicius Duarte Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Esporte aquático |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento motor |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento socioemocional |
pt_BR |
dc.subject |
Natação infantil |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões sobre o desenvolvimento motor e socioemocional dos alunos nas aulas de natação infantil na cidade de Remígio-PB: um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |