UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre o desenvolvimento motor e socioemocional dos alunos nas aulas de natação infantil na cidade de Remígio-PB: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mouzinho, Thallyta Vytórya Silva
dc.date.accessioned 2025-02-10T17:34:11Z
dc.date.available 2025-02-10T17:34:11Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 797.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33544
dc.description MOUZINHO, Thallyta Vytórya Silva. Reflexões sobre o desenvolvimento motor e socioemocional dos alunos nas aulas de natação infantil na cidade de Remígio-PB. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A natação é amplamente reconhecida como um dos esportes mais completos, proporcionando uma variedade de benefícios para o desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, destaca-se como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento motor e socioemocional. O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões baseadas em um relato de experiência sobre a natação infantil, realizado em um estabelecimento na cidade de Remígio-PB, envolvendo crianças de 3 a 12 anos, no que diz a respeito do desenvolvimento motor e socioemocional. O estudo adota uma abordagem quali-quantitativa, utilizando dados descritivos para compreender o perfil dos alunos e as experiências no decorrer da vivência. A vivência foi durante o período de janeiro e abril de 2024, sendo dedicado um período de 16 semanas para observações e intervenções. Durante as aulas, foram realizadas atividades específicas no ambiente aquático, através de metodologias lúdica, progressiva e global, que contribuíram tanto para o desenvolvimento motor quanto para o desenvolvimento socioemocional das crianças. Observou-se que, além de aprenderem a nadar, as crianças desenvolveram competências essenciais para seu crescimento. Assim, a prática da natação demonstrou ser uma aliada eficaz na superação de medos, no enfrentamento de desafios, no aumento da autoconfiança e das interações sociais. O estudo conclui que a natação é uma ferramenta eficaz no desenvolvimento integral das crianças, promovendo não apenas habilidades físicas, mas também competências socioemocionais essenciais para sua formação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Diego Vinicius Duarte Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Esporte aquático pt_BR
dc.subject Desenvolvimento motor pt_BR
dc.subject Desenvolvimento socioemocional pt_BR
dc.subject Natação infantil pt_BR
dc.title Reflexões sobre o desenvolvimento motor e socioemocional dos alunos nas aulas de natação infantil na cidade de Remígio-PB: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta