Resumo:
O jornalismo se reinventa à medida que mantém sua existência. O telejornalismo que
circula na TV não é mais suficiente para atender o poder de consumo do público. Por isso,
televisão e internet convergiram, atribuíram-se de novos modos de circulação e de consumo
e criaram novos hábitos. Diante desse cenário de convergência, a TV Borborema
mergulhou na digitalização e colocou o telejornalismo A Patrulha da Cidade como produto
que interage com todas as partes desse novo cenário. O programa televisivo, agora também
é reproduzido simultaneamente no Facebook adequando-se aos novos modos circular e
consumir jornalismo. Para discorrer sobre esse processo utilizamos os conceitos defendidos
por Salaverría (2014), Jenkins (2008) e Primo (2008), o que possibilitou entender de que
formas os meios online, convergiram com os não online, adequando-se aos novos padrões
de consumo. Observando os processos de interação e participação que balizam o rumo para
qual esse novo modo de jornalismo foi levado. Caracterizando, a partir da metodologia de
observação que os novos hábitos de consumo foram alterados através da mediação por
computador, e novas formas de interação passaram a fazer parte dos novos modos de
circular e consumir jornalismo
Descrição:
SILVA, D. M. da. Da televisão à live no Facebook: O telejornalismo A Patrulha da Cidade e os novos modos de circulação e consumo de jornalismo. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]