UEPB - Repositório Digital

A prática de skate como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física escolar: relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Edgleison da Costa
dc.date.accessioned 2025-02-11T18:05:30Z
dc.date.available 2025-02-11T18:05:30Z
dc.date.issued 2024-11-13
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33549
dc.description BRITO, Edgleison da Costa.A prática de skate como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física escolar: relato de experiência. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A inserção do skate nas aulas de Educação Física representa uma inovação importante no contexto das práticas corporais de aventura, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de promover o desenvolvimento motor, equilíbrio e confiança, o skate oferece uma oportunidade única de diversificação das atividades físicas no ambiente escolar, ampliando as possibilidades de aprendizado e vivências corporais para os alunos. A implementação dessa modalidade na escola EMRIEIF Professora Margarida Maria Andrade Diniz despertou grande interesse entre os alunos, que, embora inicialmente sem contato prévio com a prática, demonstraram engajamento, entusiasmo e disposição para superar os desafios. Entre as dificuldades enfrentadas, a ausência de equipamentos adequados, como skates e materiais de segurança, demandou estratégias colaborativas e soluções criativas para garantir que todos os estudantes pudessem participar das atividades com segurança. Mesmo com essas limitações, a experiência proporcionou ganhos significativos, tanto no desenvolvimento motor quanto no fortalecimento de um ambiente inclusivo, em que cada aluno pôde experimentar novas formas de movimento. A introdução de uma prática menos convencional como o skate reforça o papel da escola em oferecer uma Educação Física mais diversificada, inovadora e conectada aos interesses e necessidades dos estudantes, promovendo uma abordagem pedagógica que valoriza a experimentação e a aprendizagem ativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Regimenia Maria Braga de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Skate pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Práticas corporais pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title A prática de skate como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física escolar: relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta