Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos discentes do curso de
Ciências Contábeis de instituição pública e privada da cidade de Campina Grande – PB acerca
das competências do uso da tecnologia da informação e dos sistemas de informação para a
formação do profissional contábil. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e
quantitativa tendo como população os discentes do curso de ciências contábeis de duas
instituições de ensino superior, sendo uma pública e uma privada. Para coleta de dados, foi
empregado um questionário com base no currículo mundial para formação do profissional
contábil desenvolvido pela ONU (1998/ 2003). O questionário foi adaptado do estudo de
Gianoto Júnior (2007), tendo como amostra final 179 discentes. Os resultados demonstram
que para os discentes da instituição pública, os quesitos que foram julgados em maior média,
ambos acima de 3,70 são os que se referem aos conhecimentos de sistemas computadorizados,
de softwares, de comércio eletrônico e de processo de gestão de conhecimento dentro das
organizações. Para as instituições privadas, o quesito que teve média acima de 3,70 foi o de
conhecimento de Tecnologia da Informação (TI). O menos pontuado, na opinião dos discentes
tanto de instituição pública como de privada foi o relacionado ao entendimento de como
funciona os sistemas integrados (ERP). Através do teste de Wilcoxon-Mann-Whitney foi
possível aferir que os discentes de instituição pública e privada possuem médias diferentes
com relação às competências que o profissional Contador deve possuir no mercado. Verifica-
se por fim, que a hipótese nula foi rejeitada, inferindo que as médias são estaticamente iguais,
discentes da instituição pública obtiveram maior média que as instituições privadas, quanto as
habilidades e competências tecnológicas.
Descrição:
ANDRADE, C. C. de. Percepção dos discentes do curso de ciências contábeis acerca das competências em tecnologia e sistemas da informação. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]