UEPB - Repositório Digital

Percepção dos discentes do curso de ciências contábeis acerca das competências em tecnologia e sistemas da informação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Camille Cavalcanti de
dc.date.accessioned 2025-02-14T13:17:45Z
dc.date.available 2025-02-14T13:17:45Z
dc.date.issued 2019-11-20
dc.identifier.other CDD 657
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33581
dc.description ANDRADE, C. C. de. Percepção dos discentes do curso de ciências contábeis acerca das competências em tecnologia e sistemas da informação. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis de instituição pública e privada da cidade de Campina Grande – PB acerca das competências do uso da tecnologia da informação e dos sistemas de informação para a formação do profissional contábil. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e quantitativa tendo como população os discentes do curso de ciências contábeis de duas instituições de ensino superior, sendo uma pública e uma privada. Para coleta de dados, foi empregado um questionário com base no currículo mundial para formação do profissional contábil desenvolvido pela ONU (1998/ 2003). O questionário foi adaptado do estudo de Gianoto Júnior (2007), tendo como amostra final 179 discentes. Os resultados demonstram que para os discentes da instituição pública, os quesitos que foram julgados em maior média, ambos acima de 3,70 são os que se referem aos conhecimentos de sistemas computadorizados, de softwares, de comércio eletrônico e de processo de gestão de conhecimento dentro das organizações. Para as instituições privadas, o quesito que teve média acima de 3,70 foi o de conhecimento de Tecnologia da Informação (TI). O menos pontuado, na opinião dos discentes tanto de instituição pública como de privada foi o relacionado ao entendimento de como funciona os sistemas integrados (ERP). Através do teste de Wilcoxon-Mann-Whitney foi possível aferir que os discentes de instituição pública e privada possuem médias diferentes com relação às competências que o profissional Contador deve possuir no mercado. Verifica- se por fim, que a hipótese nula foi rejeitada, inferindo que as médias são estaticamente iguais, discentes da instituição pública obtiveram maior média que as instituições privadas, quanto as habilidades e competências tecnológicas. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject Discentes pt_BR
dc.subject Competência tecnológica pt_BR
dc.title Percepção dos discentes do curso de ciências contábeis acerca das competências em tecnologia e sistemas da informação pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta