Resumo:
O planejamento financeiro é um aspecto importante para a formação de adultos
conscientes e capazes de lidar com as próprias finanças, por isso essa temática
deve ser explorada pelas famílias e pela escola. O presente estudo objetivou
analisar o nível do conhecimento sobre planejamento financeiro de alunos do ensino
médio de Juripiranga/PB. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 135 estudantes,
de ambos os sexos, entre 15 a 21 anos, alunos do 1º e do 3º ano do Ensino Médio.
A coleta dos dados foi realizada através de um questionário composto por 16
questões objetivas acerca de características socioeconômicas dos participantes, de
seus principais gastos e fontes de renda, de conhecimentos sobre educação
financeira adquiridos e o nível de planejamento financeiro dos estudantes. Após a
análise quantitativa desses questionários, percebe-se que 53,33% dos estudantes
tem um conhecimento regular sobre educação financeira. 42,96% não realizam
planejamento financeiro e vão gastando o que recebem. E 15,56% se arrependem
frequentemente daquilo que compram. Com isso, observa-se que a escola exerce
um papel importante para que os jovens saíam do ensino médio com conhecimentos
financeiros, não se deixando levar pelo consumo excessivo, ajudem os seus
familiares que não tiveram a chance de aprender sobre o tema e, assim, não entrem
nos números de endividamento que existe hoje no Brasil, evitando juízo de valor.
Descrição:
HOLANDA, L. A. B. Educação financeira nas escolas: conhecimento sobre planejamento financeiro de estudantes do ensino médio de Juripirana/PB. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]