dc.contributor.author |
Silva, José Romero Mota da |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T19:04:15Z |
|
dc.date.available |
2025-02-19T19:04:15Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 613.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33628 |
|
dc.description |
SILVA, José Romeo Mota da. Revisão pedagógica dos exercicios do mat pilates clássico: um estudo qualitativo. 2024. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda a série de 34 exercícios originais realizados no solo,
criados por Joseph Pilates e publicados em 1945 no livro “Retorno à Vida pela
Contrologia". O estudo tem como objetivo propor uma reestruturação da sequência
dos exercícios originais, fundamentada na ciência do treinamento esportivo e nos
princípios de progressão do exercício. A proposta visa não apenas reorganizar a
ordem dos movimentos, mas também otimizar o desenvolvimento gradual das
habilidades físicas, facilitando a adaptação ao método pelos praticantes iniciantes
promovendo um aumento progressivo na dificuldade e complexidade dos exercícios.
A pesquisa é do tipo experimental, com abordagem qualitativa. A amostra foi
composta por 10 mulheres, com idades entre 18 e 68 anos, participantes do
Programa de Extensão Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer (LP- SEL)
do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, em
Campina Grande-PB. Todas as participantes eram iniciantes no método e nunca
haviam praticado os 34 exercícios originais. Durante o estudo, foram aplicadas duas
sequências (Sequência I, reestruturada pela pesquisa e a II original do método) para
avaliar a progressão pedagógica. Os resultados foram coletados por meio de
entrevistas semiestruturadas, com questões que avaliaram a percepção das
participantes sobre o aprendizado, a progressão dos exercícios e a contribuição
para o desenvolvimento de habilidades. A análise revelou que a organização
pedagógica dos exercícios favoreceu o aprendizado, indicando maior eficiência da
Sequência I para iniciantes. O estudo destaca a relevância de adaptações
pedagógicas no ensino do Mat Pilates Clássico, com potencial para aprimorar a
prática e o desenvolvimento de praticantes iniciantes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Diego Vinicius Duarte Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Mat pilates clássico |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciação ao pilates |
pt_BR |
dc.subject |
Progressão pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Treinamento esportivo |
pt_BR |
dc.title |
Revisão pedagógica da progressão dos exercícios do mat pilates clássico: um estudo qualitativo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |