UEPB - Repositório Digital

Revisão pedagógica da progressão dos exercícios do mat pilates clássico: um estudo qualitativo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, José Romero Mota da
dc.date.accessioned 2025-02-19T19:04:15Z
dc.date.available 2025-02-19T19:04:15Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33628
dc.description SILVA, José Romeo Mota da. Revisão pedagógica dos exercicios do mat pilates clássico: um estudo qualitativo. 2024. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda a série de 34 exercícios originais realizados no solo, criados por Joseph Pilates e publicados em 1945 no livro “Retorno à Vida pela Contrologia". O estudo tem como objetivo propor uma reestruturação da sequência dos exercícios originais, fundamentada na ciência do treinamento esportivo e nos princípios de progressão do exercício. A proposta visa não apenas reorganizar a ordem dos movimentos, mas também otimizar o desenvolvimento gradual das habilidades físicas, facilitando a adaptação ao método pelos praticantes iniciantes promovendo um aumento progressivo na dificuldade e complexidade dos exercícios. A pesquisa é do tipo experimental, com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 10 mulheres, com idades entre 18 e 68 anos, participantes do Programa de Extensão Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer (LP- SEL) do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande-PB. Todas as participantes eram iniciantes no método e nunca haviam praticado os 34 exercícios originais. Durante o estudo, foram aplicadas duas sequências (Sequência I, reestruturada pela pesquisa e a II original do método) para avaliar a progressão pedagógica. Os resultados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com questões que avaliaram a percepção das participantes sobre o aprendizado, a progressão dos exercícios e a contribuição para o desenvolvimento de habilidades. A análise revelou que a organização pedagógica dos exercícios favoreceu o aprendizado, indicando maior eficiência da Sequência I para iniciantes. O estudo destaca a relevância de adaptações pedagógicas no ensino do Mat Pilates Clássico, com potencial para aprimorar a prática e o desenvolvimento de praticantes iniciantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Diego Vinicius Duarte Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mat pilates clássico pt_BR
dc.subject Iniciação ao pilates pt_BR
dc.subject Progressão pedagógica pt_BR
dc.subject Treinamento esportivo pt_BR
dc.title Revisão pedagógica da progressão dos exercícios do mat pilates clássico: um estudo qualitativo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta