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A atuação do professor de Educação Física na educação infantil através do PIBID

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dc.contributor.author Andrade Neto, Manoel Pedro de
dc.date.accessioned 2025-02-20T18:36:47Z
dc.date.available 2025-02-20T18:36:47Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33635
dc.description ANDRADE NETO, Manoel Pedro de. A atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil através do PIBID. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo em formato de relato de experiência tem como objetivo investigar e discutir a atuação do professor de Educação Física na educação infantil através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é um programa de iniciativa do MEC que existe desde 2007 com o objetivo de valorizar e apoiar os futuros professores durante sua formação, integrando a educação superior e a educação básica pública dos municípios e estados. Dito isto, este é um relato da atuação de um discente em Educação Física na educação infantil, por meio do PIBID, sobre as atividades desenvolvidas, as dificuldades enfrentadas e as aprendizagens construídas. A duração do projeto foi de 1 ano e 6 meses, com início em dezembro de 2022 e encerramento em maio de 2024. A metodologia utilizada foi um relato de experiência baseado na observação dos registros e planejamentos das aulas e na vivência. A atuação ocorreu na Escola Municipal Maria das Vitórias Pires Uchôa Queiroz, em Campina Grande – PB, com intervenções pedagógicas realizadas com crianças de 4 a 5 anos de idade, do Pré I e II, sob a orientação de uma professora supervisora da escola e de uma coordenadora do projeto. Nas aulas desenvolvidas foram aplicadas metodologias lúdicas e diversificadas, objetivando conciliar a teoria com a prática para que os alunos desenvolvessem suas capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais. Tendo a BNCC como norteadora, foram abordados conteúdos como: esporte, ginástica, brincadeiras e jogos onde os alunos puderam experimentar, dentro de sua realidade, diversas formas de expressão corporal. Em meio a tantos problemas para uma formação profissional, o PIBID proporciona uma vivência que permite a problematização e compreensão do cotidiano escolar promovendo um rico aprendizado na docência e fortalecendo a experiência de atuação do futuro profissional na área. Com isso obtivemos resultados positivos ao conseguirmos aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação, enfrentando os desafios de adaptar conteúdos para diferentes faixas etárias e de contornar situações adversas da escola, fortalecendo nossa visão profissional e nos inspirando para uma abordagem humanizada e transformadora da educação física, evidenciando seu potencial para promover o bem-estar, a socialização e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física - ensino pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.title A atuação do professor de Educação Física na educação infantil através do PIBID pt_BR
dc.type Other pt_BR


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