Resumo:
Na esfera da escola especial, observa-se que os estudantes que possuem deficiência intelectual exibem grande dificuldade no processo de aprendizagem, sobretudo na fixação dos conteúdos abstratos ou ainda na memorização imediata. O trabalho com a arte na educação pode se apresentar como uma das possibilidades de trabalho na perspectiva da superação da formação unilateral, ao aliar o desenvolvimento do conhecimento inteligível ao saber sensível. As inquietações aqui presentes ressaltam a importância da arte e da educação inclusiva para promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade, assim é fundamental continuar pesquisando e desenvolvendo práticas eficazes para garantir a inclusão e o sucesso de todos os alunos. Esta pesquisa surge da seguinte questão: como o ensino da Arte pode colaborar para fazer o diferencial no processo de aprendizagem, perante as dificuldades e limitações dos estudantes com deficiência intelectual? Dessa forma, objetivou-se, com este estudo, destacar a importância do ensino da Arte no desenvolvimento humano e da aprendizagem dos educandos com deficiência intelectual. A metodologia utilizada é uma pesquisa descritiva qualitativa, de cunho bibliográfico, em que foram feitas pesquisas em livros e artigos que tratam do tema em questão para embasar as ideias apresentadas neste trabalho.
Descrição:
PINHEIRO, W. L. S. O ensino de artes como recurso pedagógico para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.