UEPB - Repositório Digital

O ensino de Artes como recurso pedagógico para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Laurentino, Wandra Laurentino da Silva
dc.date.accessioned 2025-03-11T17:30:24Z
dc.date.available 2025-03-11T17:30:24Z
dc.date.issued 2024-11-12
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33673
dc.description PINHEIRO, W. L. S. O ensino de artes como recurso pedagógico para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Na esfera da escola especial, observa-se que os estudantes que possuem deficiência intelectual exibem grande dificuldade no processo de aprendizagem, sobretudo na fixação dos conteúdos abstratos ou ainda na memorização imediata. O trabalho com a arte na educação pode se apresentar como uma das possibilidades de trabalho na perspectiva da superação da formação unilateral, ao aliar o desenvolvimento do conhecimento inteligível ao saber sensível. As inquietações aqui presentes ressaltam a importância da arte e da educação inclusiva para promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade, assim é fundamental continuar pesquisando e desenvolvendo práticas eficazes para garantir a inclusão e o sucesso de todos os alunos. Esta pesquisa surge da seguinte questão: como o ensino da Arte pode colaborar para fazer o diferencial no processo de aprendizagem, perante as dificuldades e limitações dos estudantes com deficiência intelectual? Dessa forma, objetivou-se, com este estudo, destacar a importância do ensino da Arte no desenvolvimento humano e da aprendizagem dos educandos com deficiência intelectual. A metodologia utilizada é uma pesquisa descritiva qualitativa, de cunho bibliográfico, em que foram feitas pesquisas em livros e artigos que tratam do tema em questão para embasar as ideias apresentadas neste trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Fabíola Mônica da Silva Gonçalves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Deficiência intelectual pt_BR
dc.title O ensino de Artes como recurso pedagógico para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta