Resumo:
No presente estudo, discutimos sobre as especificidades de atendimento e construção de metodologias
para o ensino e a inclusão do estudante surdo com o Transtorno do Espectro Autista – TEA -
matriculados na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de
Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima – ECIAC – em Campina Grande, PB. A pesquisa tem
como objetivo principal analisar as estratégias e práticas de ensino de professores da ECIAC com
relação às suas metodologias voltadas para alunos surdos com TEA na Educação Básica. Na
metodologia, utilizamos uma pesquisa qualitativa na qual podemos destacar Minayo (1994) e
quantitativa com Gil (2008). Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário
estruturado com 21 questões objetivas. Participaram da pesquisa 7 professores. Os resultados
indicaram que a maioria dos participantes tem a formação em Atendimento Educacional
Especializado (AEE), possui o curso de Educação Especial na perspectiva inclusiva, tem formação
em Tradutor/Intérprete de Libras; todos dominam a Libras; e utilizam como estratégias pedagógicas
conteúdos lúdicos e atividades que exploram o visual. Concluímos que no processo de ensinoaprendizagem para surdos com TEA, alunos e professores devem dominar a Libras e os professores
precisam utilizar materiais pedagógicos que exploram o campo visual.
Descrição:
LIMA, G. S. A. Surdos com TEA na educação básica da ECIAC em Campina Grande: práticas de professores em foco. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.