UEPB - Repositório Digital

Surdos com TEA na educação básica da ECIAC em Campina Grande: práticas de professores em foco

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Gabriela Silva Araújo
dc.date.accessioned 2025-03-18T19:41:22Z
dc.date.available 2025-03-18T19:41:22Z
dc.date.issued 2024-09-24
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33692
dc.description LIMA, G. S. A. Surdos com TEA na educação básica da ECIAC em Campina Grande: práticas de professores em foco. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract No presente estudo, discutimos sobre as especificidades de atendimento e construção de metodologias para o ensino e a inclusão do estudante surdo com o Transtorno do Espectro Autista – TEA - matriculados na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima – ECIAC – em Campina Grande, PB. A pesquisa tem como objetivo principal analisar as estratégias e práticas de ensino de professores da ECIAC com relação às suas metodologias voltadas para alunos surdos com TEA na Educação Básica. Na metodologia, utilizamos uma pesquisa qualitativa na qual podemos destacar Minayo (1994) e quantitativa com Gil (2008). Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com 21 questões objetivas. Participaram da pesquisa 7 professores. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes tem a formação em Atendimento Educacional Especializado (AEE), possui o curso de Educação Especial na perspectiva inclusiva, tem formação em Tradutor/Intérprete de Libras; todos dominam a Libras; e utilizam como estratégias pedagógicas conteúdos lúdicos e atividades que exploram o visual. Concluímos que no processo de ensinoaprendizagem para surdos com TEA, alunos e professores devem dominar a Libras e os professores precisam utilizar materiais pedagógicos que exploram o campo visual. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title Surdos com TEA na educação básica da ECIAC em Campina Grande: práticas de professores em foco pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta