dc.contributor.author |
Ferreira, Renaly da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-18T19:55:30Z |
|
dc.date.available |
2025-03-18T19:55:30Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-19 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33694 |
|
dc.description |
FERREIRA, R. S. Estratégias para o ensino inclusivo de inglês: sequência didática adaptada para alunos com autismo. 2024. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O número de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) está aumentando no Brasil, tornando necessárias a realização de mudanças no sistema educacional e na prática pedagógica, tendo em vista que educação inclusiva (EI) deve considerar todas as Necessidades Educativas Especiais (NEE) do aluno. Apesar dos avanços nos direitos das pessoas com deficiência (PcD), persistem desafios como falta de material didática apropriado para implementar a EI no ensino regular. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma sequência didática (SD) de língua inglesa (LI) adaptada para alunos com TEA, considerando seu nível de suporte, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2020). Os objetivos específicos incluem: (i) listar atividades e práticas pedagógicas adaptadas para alunos com TEA à luz da teoria; e (ii) analisar as contribuições de cada atividade e práticas descritas com base na BNCC e Proposta Curricular do Estado da Paraíba. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e documental. A metodologia visa criar um espaço de aprendizagem que respeite as particularidades dos estudantes com TEA, facilitando a compreensão dos conteúdos. A SD e as atividades fundamentam-se em teorias sobre o TEA de Silva, Gaiato e Reveles (2012); Cunha (2020) e no Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM), utilizando recursos da plataforma Live Worksheets. O aporte teórico permitiu analisar alternativas para o ensino inclusivo de LI em turmas heterogêneas, independentemente da condição neurológica dos alunos. Além disso, destacamos a importância da adaptação de uma SD, com base em resultados da análise. Conclui-se que a implementação de uma SD adaptada pode aumentar o engajamento dos alunos com TEA e contribuir para um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, demonstrando que é possível atender às NEE desses alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Thiago Rodrigo de Almeida Cunha |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do espectro autista - TEA |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias para o ensino inclusivo de inglês: sequência didática adaptada para alunos com autismo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |