Resumo:
O estudo "Discentes com TEA e a Tecnologia Assistiva: Percepções Estudantis no IFPB de
Catolé do Rocha" analisa as experiências de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
no uso de tecnologias assistivas no ambiente educacional. Com o objetivo de compreender as
percepções desses estudantes em relação ao uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA)
durante suas respectivas trajetórias acadêmicas no referido IFPB. Para que todos efetivamente
contenham o direito de ter acesso a essa educação, é preciso que o processo inclusivo
estabeleça a permissão a todos ao acesso à escola de forma igualitária. Como fundamentação
teórica, destacamos o diálogo com os autores: Ferrari (2007); Costa e Lima, (2020). American
Psychiatric Association (2013); Belisário Filho e Cunha (2010); Braccialli e Braccialli (2020). A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de uma
abordagem estruturada, conhecida como Survey of Technology Use (SOTU C-Br), desenvolvida por Braccialli e Braccialli, a partir da coleta de dados pelo questionário do
formulário de Avaliação de Predisposição para Tecnologia Educacional – aluno, a pesquisa foi
direcionada sobre as percepções dos discentes com as ferramentas de Tecnologia Assistiva
ofertadas pelo IFPB. Os resultados indicaram que as tecnologias assistivas são consideradas
essenciais para a inclusão, pois melhoram a comunicação, promovem a autonomia e facilitam
o aprendizado. No entanto, os alunos também relataram desafios, como a falta de formação
adequada para os educadores e a necessidade de suporte técnico. A pesquisa enfatiza a
importância de um ambiente escolar que ofereça capacitação contínua aos docentes e adapte
os recursos tecnológicos às necessidades específicas dos alunos com TEA, visando uma
educação mais inclusiva e eficaz.
Descrição:
ANDRADE, E. C. Discentes com TEA e a tecnologia assistiva: percepções estudantis no IFPB de Catolé do Rocha-PB. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.