dc.contributor.author |
Andrade, Érica Cardoso de |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-25T18:43:23Z |
|
dc.date.available |
2025-03-25T18:43:23Z |
|
dc.date.issued |
2024-10-14 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33704 |
|
dc.description |
ANDRADE, E. C. Discentes com TEA e a tecnologia assistiva: percepções estudantis no IFPB de Catolé do Rocha-PB. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo "Discentes com TEA e a Tecnologia Assistiva: Percepções Estudantis no IFPB de
Catolé do Rocha" analisa as experiências de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
no uso de tecnologias assistivas no ambiente educacional. Com o objetivo de compreender as
percepções desses estudantes em relação ao uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA)
durante suas respectivas trajetórias acadêmicas no referido IFPB. Para que todos efetivamente
contenham o direito de ter acesso a essa educação, é preciso que o processo inclusivo
estabeleça a permissão a todos ao acesso à escola de forma igualitária. Como fundamentação
teórica, destacamos o diálogo com os autores: Ferrari (2007); Costa e Lima, (2020). American
Psychiatric Association (2013); Belisário Filho e Cunha (2010); Braccialli e Braccialli (2020). A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de uma
abordagem estruturada, conhecida como Survey of Technology Use (SOTU C-Br), desenvolvida por Braccialli e Braccialli, a partir da coleta de dados pelo questionário do
formulário de Avaliação de Predisposição para Tecnologia Educacional – aluno, a pesquisa foi
direcionada sobre as percepções dos discentes com as ferramentas de Tecnologia Assistiva
ofertadas pelo IFPB. Os resultados indicaram que as tecnologias assistivas são consideradas
essenciais para a inclusão, pois melhoram a comunicação, promovem a autonomia e facilitam
o aprendizado. No entanto, os alunos também relataram desafios, como a falta de formação
adequada para os educadores e a necessidade de suporte técnico. A pesquisa enfatiza a
importância de um ambiente escolar que ofereça capacitação contínua aos docentes e adapte
os recursos tecnológicos às necessidades específicas dos alunos com TEA, visando uma
educação mais inclusiva e eficaz. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Christiano Cordeiro Soares |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista - TEA |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia assistiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.title |
Discentes com TEA e a tecnologia assisitiva: percepções estudantis no IFPB de Catolé do Rocha-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |