Resumo:
Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância das práticas experimentais,
e suas contribuições no desenvolvimento do ensino de física, a qual pode ser
empregada nas muitas áreas de conhecimento humano, desenvolvendo métodos e
ações que possibilitem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades
preconizadas pela BNCC. A partir do tem a gerador: Lançamento de foguetes, foi
realizado durante o primeiro período do corrente ano, a partir da regência no estágio
supervisionado II do curso de Licenciatura em física da Universidade Estadual da
Paraíba , uma atividade experimental elaborada com material de baixo custo e uso
do simulador Phet em um a turma de primeiro ano do ensino médio da Escola
Cidadã Integral João da silva Monteiro, no município de Gado Bravo, no agreste
paraibano O objetivo da pesquisa foi analisar a contribuição do uso de experimentos
com materiais alternativos como também simulações digitais, observando a
percepção dos estudantes sobre os fenômenos físicos que poderiam estar
relacionados com o experimento realizado . Os dados foram coletados de forma
inicial para a análise do conhecimento prévio em relação ao conteúdo físico
trabalhado e também logo após as atividades experimentais, com o uso de
questionários abertos. Observou se que o uso do experimento alternativo de
lançamento de foguetes com material de baixo custo, agregado as ferramentas
tecnológicas como no caso do simulador Phet podem trazer relevantes ganhos
educacionais, dando luz ao intangível e extraindo os fatores abstratos do estudo do
movimento dos corpos , bem como analisar o desenvolvimento desses ,
proporcionando uma maior facilidade na construção do conhecimento, e
enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem .
Descrição:
GOMES, Welton Douglas. Relato de experiência sobre lançamento de foguetes na Educação Básica. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.