UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência sobre lançamento de foguetes na Educação Básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Welton Douglas
dc.date.accessioned 2025-04-01T12:08:16Z
dc.date.available 2025-04-01T12:08:16Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 371.36
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33736
dc.description GOMES, Welton Douglas. Relato de experiência sobre lançamento de foguetes na Educação Básica. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância das práticas experimentais, e suas contribuições no desenvolvimento do ensino de física, a qual pode ser empregada nas muitas áreas de conhecimento humano, desenvolvendo métodos e ações que possibilitem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades preconizadas pela BNCC. A partir do tem a gerador: Lançamento de foguetes, foi realizado durante o primeiro período do corrente ano, a partir da regência no estágio supervisionado II do curso de Licenciatura em física da Universidade Estadual da Paraíba , uma atividade experimental elaborada com material de baixo custo e uso do simulador Phet em um a turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral João da silva Monteiro, no município de Gado Bravo, no agreste paraibano O objetivo da pesquisa foi analisar a contribuição do uso de experimentos com materiais alternativos como também simulações digitais, observando a percepção dos estudantes sobre os fenômenos físicos que poderiam estar relacionados com o experimento realizado . Os dados foram coletados de forma inicial para a análise do conhecimento prévio em relação ao conteúdo físico trabalhado e também logo após as atividades experimentais, com o uso de questionários abertos. Observou se que o uso do experimento alternativo de lançamento de foguetes com material de baixo custo, agregado as ferramentas tecnológicas como no caso do simulador Phet podem trazer relevantes ganhos educacionais, dando luz ao intangível e extraindo os fatores abstratos do estudo do movimento dos corpos , bem como analisar o desenvolvimento desses , proporcionando uma maior facilidade na construção do conhecimento, e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem . pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ruth Brito de Figueiredo Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Experimentos didáticos com foguetes pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.title Relato de experiência sobre lançamento de foguetes na Educação Básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta