dc.contributor.author |
Ferreira, Mayza Cavalcante |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-01T12:16:04Z |
|
dc.date.available |
2025-04-01T12:16:04Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.39 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33737 |
|
dc.description |
FERREIRA, Mayza Cavalcante. Algeplan como recurso didático no estudo de equações do 2° grau: um olhar para o ensino de álgebra. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Motivados pela frequente resolução de equações do 2º grau apenas pela fórmula de Bhaskara, discutimos a importância de outras estratégias de estudo, incluindo o uso de materiais didáticos como o Algeplan. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar as potencialidades e limitações do material didático Algeplan no processo de ensino e aprendizagem das equações do 2° grau, explorando suas características a partir do conceito geométrico de área de figuras planas. Nosso questionamento de pesquisa busca analisar: quais são as potencialidades e limitações do material didático Algeplan no estudo das equações do 2° grau? Este trabalho é caracterizado como uma investigação exploratório-descritiva, realizada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do Estado da Paraíba. Para coletar os dados, elaboramos uma atividade, que foi aplicada durante a pesquisa de campo, realizado em dois dias, divididos em dois momentos. No primeiro momento, investigamos os conhecimentos prévios dos alunos para, a partir disso, desenvolver um trabalho que relacionasse o Algeplan com o estudo das equações do 2° grau, culminando no segundo momento. Para registrar os dados coletados na aplicação, utilizou-se diário de bordo e registros fotográficos. O material didático Algeplan foi utilizado em sala de aula na forma física, possibilitando aos alunos uma nova forma de resolver equações do 2° grau. A análise dos registros coletados na atividade revelou as dificuldades dos alunos no processo de transição do pensamento geométrico para o algébrico. Um ponto destacado nesta pesquisa, relacionado ao Algeplan durante a elaboração da atividade, foi a limitação das peças disponíveis, as quais não permitiram a resolução de todas as equações do 2° grau apresentadas. Os resultados do estudo indicaram que o Algeplan, quando combinado com atividades bem planejadas e elaboradas, pode contribuir positivamente para a compreensão e aprendizagem das equações do 2° grau. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Jair Dias de Abreu |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Álgebra - metodologias |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - Algeplan |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático - Algeplan |
pt_BR |
dc.title |
Algeplan como recurso didático no estudo de equações do 2° grau: um olhar para o ensino de álgebra |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |