Resumo:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos, segundo a DSM-5. A arte por sua vez, permite o homem expressar seus sentimentos e emoções proporcionando o equilíbrio com o meio em que vive, levando à sua reorganização psíquica. Neste sentido, o presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC tem como objetivo analisar a influência e importância da arte no processo de desenvolvimento das crianças autistas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base exploratória que tem como metodologia verificar, através de pesquisas bibliográficas, além da observação durante o estágio supervisionado, como também um questionário respondido por professores da educação básica, a fim de compreender como as crianças autistas se desenvolvem através da arte de uma forma que contribua para o seu processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Barbosa (2020), Fusari e Ferraz (2012), Abreu e Machado (2023), Fischer (1997), dentre outros. Os resultados obtidos demonstram que a arte quando inserida no ambiente educacional pode auxiliar no desenvolvimento de diversas habilidades e competências importantes para o crescimento saudável, intelectual e físico de uma criança. Portanto, trabalhar a arte possibilitará que a criança possa se expressar no mundo ao seu redor. Sendo assim, considera-se que a arte precisa ser inserida no processo de desenvolvimento da criança com TEA, visto que as artes podem contribuir para um melhor avanço na interação dessas crianças em sala de aula, em salas de referência da educação infantil e em todo o meio em que vivem.
Descrição:
LIMA, J. A importância do ensino de artes para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, 2024.