UEPB - Repositório Digital

O uso excessivo das telas no processo de desenvolvimento motor em crianças no ambiente escolar: uma revisão bibliográfica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Eduardo Jorge Duarte
dc.date.accessioned 2025-04-29T13:33:37Z
dc.date.available 2025-04-29T13:33:37Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 305.231
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33776
dc.description RODRIGUES, Eduardo Jorge Duarte. Uso excessivo de telas e suas implicações no processo de desenvolvimento motor em crianças no ambiente escolar: uma revisão bibliográfica. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este presente trabalho visa tratar sobre o uso excessivo das telas no processo de desenvolvimento motor em crianças no ambiente escolar. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica tendo como bases de dados SciELO, livros, BNCC e outros sites de revistas. O presente trabalho teve como objetivo geral identificar as influências das telas no processo de desenvolvimento motor das crianças dentro do ambiente escolar, colhendo dados que possam apontar as consequências desse uso em excesso para a coordenação motora. Os dados conceberam que o uso excessivo das telas geram consequências negativas no processo de desenvolvimento motor. Com isso, o professor de Educação Física assume um papel importante ao promover uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento motriz na vida dos escolares. Ademais, conclui-se também que o tempo de tela estava relacionado à diversos problemas sobre habilidades sociais, déficits de atenção e inteligência. Ainda foi constatado que havia maior probabilidade de atraso no seu desenvolvimento quando o indivíduo passava muito tempo durante o dia pela sua exposição exacerbada. Ou seja, o tempo de tela rouba a oportunidade das crianças de aprenderem e exercitarem habilidades interpessoais, além das motoras e do poder de comunicação. A prática de atividades físicas, portanto, exerce um papel importante ao promover interação social, esta que desenvolve aptidões como cooperação, conversação e manejo de conflitos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject uso das telas pt_BR
dc.subject desenvolvimento motor pt_BR
dc.subject criança pt_BR
dc.subject educação física escolar pt_BR
dc.title O uso excessivo das telas no processo de desenvolvimento motor em crianças no ambiente escolar: uma revisão bibliográfica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta