dc.contributor.author |
Santos, Ana Lídia Araújo dos |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-20T15:15:26Z |
|
dc.date.available |
2025-05-20T15:15:26Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33819 |
|
dc.description |
SANTOS, Ana Lídia Araújo dos. Desvendando frações através do Tangram: uma abordagem lúdica para um aprendizado eficaz. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo responder à duas indagações: Quais as principais
dificuldades enfrentadas pelos alunos em aprender frações? Que proposta didática poderá ser
sugerida para contribuir na superação dessas dificuldades? A partir dessas perguntas, pensou-
se na sugestão de uma proposta de aula utilizando o material didático manipulável Tangram,
que pudesse tornar o ensino e a aprendizagem de frações algo com maior significado.
Procurou-se conhecer um pouco da história de frações e como o seu conceito foi
desenvolvido. Apresentou-se, pela literatura, as principais dificuldades enfrentadas pelos
alunos em aprender frações, bem como as dificuldades encontradas pelos professores no
ensino. Também entendemos importante abordar um pouco sobre metodologia ativa e de
como ela é indispensável no processo de ensino e aprendizagem construtivistas. Neste
sentido, o Tangram foi escolhido como material manipulativo por ser um quebra-cabeça de
fácil construção e pela sua contribuição na formalização do conceito de frações. Nesta
sequência, buscou-se criar uma relação entre as peças do Tangram e o conceito de frações,
equivalência e as quatro operações. Assim, espera-se que o uso do Tangram possa tornar a
aprendizagem de frações mais criativa, divertida e eficaz, promovendo a interação dos alunos
com o professor. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tangram |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia Ativa |
pt_BR |
dc.title |
Desvendando frações através do tangram: uma proposta de abordagem lúdica para uma aprendizagem eficaz |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |