UEPB - Repositório Digital

Desvendando frações através do tangram: uma proposta de abordagem lúdica para uma aprendizagem eficaz

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Ana Lídia Araújo dos
dc.date.accessioned 2025-05-20T15:15:26Z
dc.date.available 2025-05-20T15:15:26Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33819
dc.description SANTOS, Ana Lídia Araújo dos. Desvendando frações através do Tangram: uma abordagem lúdica para um aprendizado eficaz. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo responder à duas indagações: Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em aprender frações? Que proposta didática poderá ser sugerida para contribuir na superação dessas dificuldades? A partir dessas perguntas, pensou- se na sugestão de uma proposta de aula utilizando o material didático manipulável Tangram, que pudesse tornar o ensino e a aprendizagem de frações algo com maior significado. Procurou-se conhecer um pouco da história de frações e como o seu conceito foi desenvolvido. Apresentou-se, pela literatura, as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em aprender frações, bem como as dificuldades encontradas pelos professores no ensino. Também entendemos importante abordar um pouco sobre metodologia ativa e de como ela é indispensável no processo de ensino e aprendizagem construtivistas. Neste sentido, o Tangram foi escolhido como material manipulativo por ser um quebra-cabeça de fácil construção e pela sua contribuição na formalização do conceito de frações. Nesta sequência, buscou-se criar uma relação entre as peças do Tangram e o conceito de frações, equivalência e as quatro operações. Assim, espera-se que o uso do Tangram possa tornar a aprendizagem de frações mais criativa, divertida e eficaz, promovendo a interação dos alunos com o professor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tangram pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Material didático pt_BR
dc.subject Metodologia Ativa pt_BR
dc.title Desvendando frações através do tangram: uma proposta de abordagem lúdica para uma aprendizagem eficaz pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta