UEPB - Repositório Digital

Análise de sentimentos nos relatos dos estagiários do curso de licenciatura em Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, José Augusto
dc.date.accessioned 2025-05-20T16:11:43Z
dc.date.available 2025-05-20T16:11:43Z
dc.date.issued 2025-05-08
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33822
dc.description OLIVEIRA, José Augusto. análise de sentimentos nos relatos dos estagiários dp curso de licenciatura em Matemática. 2025. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no curso de Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O Estágio Supervisionado I é um componente curricular essencial na formação inicial dos futuros docentes em Matemática, pois é nesse estágio que o graduando tem contato com seu futuro ambiente de trabalho. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado I é de suma importância nos cursos de graduação em Licenciatura em Matemática. Este trabalho tem por objetivo analisar os sentimentos expressos pelos estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a fim de compreender o impacto dessa experiência na formação docente. Os dados coletados são provenientes dos relatos de experiências dos alunos que cursaram o Estágio Supervisionado I nos anos de 2023 e 2024, no curso de Licenciatura em Matemática da UEPB. Para tanto, utilizaram-se os métodos de pesquisa qualitativa, com foco na análise de sentimentos e mineração de texto aplicada aos relatórios dos estagiários, empregando o software R para identificar padrões, palavras mais frequentes e correlações entre os relatos. Os resultados indicam que, apesar do nervosismo inicial, todos os 20 participantes da pesquisa (todos os alunos que participaram da disciplina de Estágio Supervisionado) relataram sentimentos positivos ao final do estágio. Elementos como a interação com os alunos, a experiência prática e a adaptação às realidades da sala de aula foram destacadas como fundamentais para o crescimento profissional. Com isso, este estudo contribui para que futuros estagiários tenham uma visão mais clara do que esperar dessa experiência, ajudando-os a encarar essa etapa com mais confiança e preparação. Além disso, reforça a importância do estágio como um momento de aprendizado essencial, que vai além de um simples requisito curricular, desempenhando um papel significativo na formação de professores mais preparados e engajados com a docência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Josevandro Barros Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Sentimentos pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Análise de sentimentos nos relatos dos estagiários do curso de licenciatura em Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta